A Importância e o impacto do Siscoserv nas empresas


SiscoservSimbolo.png

O Siscoserv foi criado, pois entre 2008 e 2013, houve um aumento de 287% no déficit na balança de pagamentos, o Déficit da Balança de Serviços foi de US$ 47,4 bilhões, 10 vezes maior do que em 2003, já o Déficit da Balança de Pagamentos foi de US$ 81,6 bilhões, considerado um Recorde Histórico. (Fonte: BCB)

As Exportações de Serviços cresceram 32,3%, entre 2008 e 2012 e as Importações de Serviços cresceram 75,1%, entre 2008 e 2012 (Fonte:SCS/ MDIC)

O Brasil ocupa a 30ª posição entre os exportadores, a 7ª posição entre os importadores e possui o 3º maior déficit do mundo.

O objetivo do Siscoserv é controlar a área mais sensível da nossa economia, responsável por dois terços do nosso PIB. Apesar de o Siscoserv trazer um trabalho extra e um custo extra às empresas, a sua criação é de extrema importância para o Brasil no mercado internacional e uma esperança para a preservação dos empregos de maior valor agregado no Brasil.

O governo pretende identificar o que está sendo vendido e contratado para criar formas de incentivar a exportação de serviços e proteger áreas sensíveis da economia nacional. Com os dados extraídos deste sistema o governo brasileiro poderá criar políticas coordenadas de comércio exterior de serviços e geração de estatísticas para formulação e consecução de outras políticas públicas para o setor. A demanda cada vez maior por serviços oriundos do exterior, sem o devido controle, pode ameaçar uma área responsável por dois terços do PIB nacional, que já sofre com a alta carga tributária e com a pressão por redução de custos que a indústria exerce sobre o setor. O Siscoserv permitirá estatísticas mais precisas, e o governo do Brasil poderá saber em nível de detalhe os serviços que seus contribuintes transacionam com contribuintes de outros países. Já a RFB também poderá fiscalizar as transações de serviço que não tenham conformidade fiscal e tributária.

A grande maioria das confusões que se faz no entendimento a respeito de quem é a responsabilidade de registro no SISCOSERV está intrinsecamente ligada ao entendimento do conceito da subcontratação e de quem realiza o faturamento dos serviços, pois são centenários os usos e costumes de empresas de produtos ou serviços faturarem de forma errônea, por vezes ilegal, e que provocam dúvidas e riscos aos tomadores de serviços. Esta dificuldade encontra-se muito em Comércio Exterior, fretes internacionais e demais serviços ligados a este ramo.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-e-o-impacto-do-siscoserv-nas-empresas/88412/

#siscoserv #rfb #mdic #exportação #estatísticassiscoserv

Posts em destaque