APEX-BRASIL lança projeto de inserção de empresas lideradas por mulheres no mercado externo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança nesta quarta-feira (9), durante evento em sua sede, em Brasília, o projeto Mulheres na Exportação. O programa tem o objetivo de inserir empresas lideradas por mulheres no mercado internacional e inclui parcerias institucionais, patrocínios e iniciativas próprias voltadas a sensibilizar e capacitar as empresárias e empreendedoras brasileiras em relação à exportação e atração de investimentos.


“O projeto pretende contribuir para o fortalecimento da inserção econômica das mulheres, ao mesmo tempo em que possibilita um aumento da base exportadora brasileira. A ideia é trabalharmos com ações inovadoras de promoção comercial para este segmento e desenvolvermos uma rede de apoio à mulher exportadora”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.


Durante o evento de lançamento, na sede da Agência, em Brasília, será assinado acordo com a Rede Mulher Empreendedora (RME), que prevê a capacitação de seis mil mulheres ao longo de dois anos, por meio de 24 edições do “Café com Empreendedoras” em 13 cidades e do 5º Fórum Empreendedora, a ser realizado em São Paulo, em setembro.


O lançamento também contará com a presença de representantes da ONU Mulheres, instância que atua no estabelecimento de diretrizes e ações voltadas para o empoderamento econômico e empreendedorismo feminino, adotadas por diferentes instituições. A Apex-Brasil e a ONU Mulheres são parceiras institucionais e, em 2015, realizaram o Women Vendors and Forum Exhibition, em São Paulo, evento que reuniu mais de 300 empresárias de 42 países em desenvolvimento em rodadas de negócios que resultaram em US$ 20 milhões de negócios.