NBS 2.0 – Nova versão da Nomenclatura Brasileira de Serviços

O que muda na NBS 2.0? Mais de 1000 alterações estão previstas

Post atualizado em 17/09/2018 em função da publicação da Portaria 1429/2018 que aprova a nova versão da nomenclatura brasileira de serviços e intangíveis. Leia este post e entenda o que muda na NBS 2.0.

Em 06/06/2018 – Receita Federal abre Consulta Pública realizada em conjunto com a Secretaria de Comércio e Serviços.

Foi publicada, em 06 de junho de 2018, a Consulta Pública RFB Nº 01/2018, que submetia a nova versão da NBS para que os interessados pudessem avaliar o que muda na NBS 2.0 e sugerir as alterações que julgassem necessárias.

As sugestões de alteração foram aceitas até 30 de junho para o e-mail consultapublica@receita.fazenda.gov.br com o formulário de consulta pública preenchido.

Em 17/09/2018 – A Receita Federal e o MDIC publicaram a Portaria Conjunta que aprova a NBS 2.0 e oficializa seu início em 01/01/2019.

As empresas que realizam registros no Sistema Siscoserv serão as primeiras a sentir as mudanças na lista de serviços e intangíveis da NBS 2.0.

Quais eram os impactos da mudança publicada em junho de 2018?

Ao todo, pela proposta original da nova versão, podemos classificar o que muda na NBS 2.0 em 3 categorias:

  • Inclusão de novos códigos de NBS : 467 novas classificações

  • Exclusão de códigos NBS atuais: 446 classificações eliminadas

  • Alteração de Descrição de NBS: 237 descrições alteradas, desde pequenos ajustes de texto até a completa alteração da descrição do código

São mais de mil alterações entre Códigos NBS que entram e saem da classificação, além de códigos que mudam de finalidade e textos que sofrem pequenos ajustes.

Nossos profissionais estão avaliando detalhadamente o impacto da portaria de 17/09/2018 frente a Consulta Pública de 06/06/2018, assim que terminarmos o estudo (67 páginas da NBS e 341 da NEBS), avisaremos se algo mais sofreu mudanças em virtude de eventuais ajustes. Nós mesmos da WTM havíamos dado algumas sugestões para a RFB.

As eventuais mudanças serão publicadas na área exclusiva para assinantes e no curso sobre a NBS 2.0.

WTM do Brasil lança curso em vídeo explicando as mudanças na NBS 2.0

Já estão disponíveis, em nossa Academia, as Videoaulas explicativas: “O que muda na NBS 2.0“. As inscrições são abertas ao público em geral, que pode adquirir o material em nossa loja clicando aqui.

Assinantes WTM tem vantagens e Desconto Exclusivo: Assinantes e Parceiros WTM do Brasil têm direito a um desconto entre 20% e 100% na Videoaula, dependendo do Nível de seu Plano.

Se você já é nosso cliente basta utilizar seu Cupom de Desconto ou Solicitar um Novo Cupom para nossa área de Customer Success.

Se você ainda não é cliente, envie um e-mail para nosso time de consultores ou solicite uma Avaliação Gratuita para a sua empresa. Se preferir, faça você mesmo! Conheça a Autoavaliação Gratuita de Siscoserv. Reunimos 6 anos de experiência em consultoria em um só lugar!

Veja mais na postagem original: https://siscoserv.online/o-que-muda-na-nbs-2-0/


Posts em destaque